Go to Top

atualidades abem

Nota de Pesar

Caros/as colegas,

Consternados, informamos que o prof. Dr. Jamary Oliveira, infelizmente, faleceu hoje, dia 29 de março, às 18h08min. O seu corpo será cremado. Em virtude do período de quarentena, realizar-se-á uma cerimônia restrita à família.

A ABEM manifesta profundo respeito, reconhecimento e admiração pela trajetória do prof. Jamary. Muitas das conquistas da área se devem à sua séria e comprometida atuação acadêmico-científica, artístico-cultural e político-administrativa.

Nossos pêsames à sua família – em especial, à profa. Alda Oliveira, sua esposa e nossa primeira presidente –, bem como aos/às seus/as amigos/as e colegas.

Nascido no interior da Bahia, Jamary graduou-se em Composição pela Escola de Música da UFBA em 1969. Em 1979, concluiu o mestrado em composição na Universidade Brandeis (1979) e, em 1986, o doutorado – também em composição – na Universidade do Texas, em Austin.

Foi docente de Literatura e Estruturação Musical e de Composição da UFBA e um dos fundadores do Grupo de Compositores da Bahia.

Em 1991, presidiu a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e assumiu a representação da área no CNPq. Em 1994 foi eleito membro da Academia Brasileira de Música.

Como compositor, teve suas obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior.

Diversos dos seus trabalhos foram publicados em periódicos nacionais e internacionais. Seu nome está incluído no The New Grove Dictionary of Music and Musicians, no MGG, no Dizionario Enciclopedico Universale Della Musica e dei Musicisti, no Rieman Musik Lexikon, no Diccionario de la Musica y los Musicos e em obras de referência sobre a música do Brasil e da América Latina.

Ver todas