Políticas das Modalidades

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

Aspectos epistêmicos e metodológicos da pesquisa em educação musical, tendo como base a atuação de grupos de pesquisa e práticas investigativas individuais; o fomento e as políticas públicas de financiamento à pesquisa; as inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão; e as perspectivas para a produção do conhecimento e inovação na área de educação musical.

Diretores
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Ricieri Zorzal
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GT 1.2 – Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico

As linhas teóricas da educação musical no cenário contemporâneo, sua história e identidade epistemológica e inter-relação da área com outros campos das ciências humanas (filosofia, antropologia, psicologia etc.).

Diretores
  • Eduardo Luedy
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
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GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Processos, situações e/ou propostas diversas de ensino de música em escolas de educação básica, como projetos curriculares e/ou extracurriculares, legislação, metodologias, entre outros aspectos que abranjam educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, e contemplem a integração da escola com a sociedade.

Diretores
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • João Quadros Júnior, Universidade Federal do Maranhão
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GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

O ensino e aprendizagem de música nas escolas especializadas (conservatórios, instituições privadas, cursos técnico-profissionalizante etc.) contemplando aspectos metodológicos, diretrizes curriculares, atuação profissional, entre outros aspectos.

Diretores
  • Vanildo Marinho
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
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GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Concepções de currículos e metodologias de educação musical no ensino superior, abrangendo a legislação educacional vigente, projetos político-pedagógicos, planejamentos e práticas pedagógico-musicais.

Diretores
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Marco Antônio Toledo, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Toulouse Le Mirail (França)
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GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

O ensino de música em espaços socioculturais diversos como ONGs, OSCIPs, fundações, associações comunitárias, igrejas, escolas livres de música e contextos culturais diversos não institucionalizados.

Diretores
  • Cristiane Almeida
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
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GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Diretores
  • Luciano André Almeida, UEFS
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Projetos e práticas educativo-musicais que contemplem aspectos ligados à educação inclusiva em diferentes níveis e espaços de ensino, abrangendo temas como: educação musical em ações com pessoas com deficiência; educação musical como forma de inclusão social; educação musical e suas implicações na ruptura de preconceitos; intergeracionalidade etc.

Diretores
  • Viviane Louro
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GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Práticas educativo-musicais vinculadas ao processo de formação do educador musical, contemplando experiências docentes, no campo da música, consolidadas em estágios e programas institucionais de formação docente (PIBID, Monitoria, Prodocência, entre outros).

Diretores
  • Flávia Maria Candusso
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
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GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A formação do professor de música para atuação nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem da área; a formação continuada dos professores de música atuantes na educação básica; a formação musical do pedagogo em atuação; a formação de professores e tutores de música na educação a distância etc.

Diretores
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Marcos Moreira, Universidade Federal de Alagoas
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GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

Processos de formação de educadores musicais em projetos e cursos emergenciais e/ou alternativos, tendo como foco a capacitação de músicos, pedagogos e outros profissionais para a atuação docente no campo da música.
Modalidades de Trabalho
Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no Encontro como pôster ou comunicação oral. As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades:

Diretores
  • Jean Joubert Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Cristina Tourinho, UFBA
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ISSN: 2318-664X