ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Trilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar
Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


O projeto Trilhas desenvolve junto aos estudantes de graduação do curso de música da (omitido para submissão), encontros quinzenais com a proposta de uma abordagem interdisciplinar sobre um tema. O projeto já está no seu quinto semestre de existência e utiliza-se de uma metodologia que possibilite, a partir de uma temática musical escolhida, a realização de atividades que integrem diversas subáreas da música enquanto campo de conhecimento. Essas subáreas são: história da música, apreciação musical, solfejo, análise, composição e arranjo. As atividades desenvolvidas são estruturadas tendo como base a pedagogia de projetos, fundamentada por PRADO, 2005. Pretende-se que essas atividades culminem na produção de material didático a partir das experiências vivenciadas. Relataremos aqui está pesquisa ação, de caráter qualitativa, com o intuito de analisar a complexidade dos conceitos musicais e educacionais envolvidos na abordagem interdisciplinar para se ensinar música. TEIXEIRA, 2015 e LIMA, 2007 ressaltam a importância da interdisciplinaridade como meio pedagógico facilitador do processo aprendizagem. Como resultados parciais dos quatro primeiros semestres de atividades (2014.1 e 2015.2), cujos temas desenvolvidos foram respectivamente, Baião, Dorival Caymmi, Maracatu (omitido para submissão) e Clube da esquina, observou-se o envolvimento dos participantes no projeto, criando uma aprendizagem compartilhada, onde são aproveitadas as bagagens teóricas de todos envolvidos. Percebemos ainda que a abordagem interdisciplinar suscitou a necessidade da compreensão de conteúdos inicialmente não previstos no planejamento do projeto, de forma a tornar a aprendizagem observada mais rica e aprofundada.


Texto completo: PDF