ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música
Caio Talmag Nóbrega

Última alteração: 2016-09-17

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto motivacional de alunos ingressos de uma escola especializada de Música sob a ótica da psicologia e do multiculturalismo, para isso valendo-se do aporte teórico de diferentes escritores, e traçando paralelos entre seus pensamentos. Baseado na análise supracitada, será detalhada a experiência em andamento decorrente de uma abordagem metódica que objetiva potencializar a motivação instrínseca dos referidos alunos, e, consequentemente, melhorar seus desempenhos no aprendizado do piano: a utilização de repertório diversificado. Esta abordagem tem dado aos estudantes, através do diálogo incentivado pelo professor, a oportunidade de incluírem de maneira significativa seus discursos musicais no aprendizado do instrumento. Esta situação tem, por sua vez, mantido o aluno motivado, interessado em buscar o novo e o diferente, e, por conseqüência, aprimorado o seu aprendizado técnico do instrumento.

Texto completo: PDF