ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal
Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva

Última alteração: 2016-09-13

Resumo


A presente pesquisa trata sobre o ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra, neste contexto religioso os processos educacionais de música acontecem nas modalidades não-formal e informal. O objetivo geral da pesquisa é investigar como se desenvolve o processo ensino/ aprendizagem de música, buscando compreender em que medida ele contribui para a educação musical formal. Utilizou-se como referencial teórico os três princípios de ação para a educação musical e o Modelo C(L)A(S)P do educador Keith Swanwick para caracterizar as práticas musicais. Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a importância dos processos educativos cotidianos na vida dos músicos da Comunidade, sobre a necessidade de considerar as experiências dos discentes e como estes processos e experiências podem influenciar a construção de uma educação musical formal criativa, dinâmica e com objetivos bem definidos. Além disso, devido a importância da música na divulgação e afirmação de valores neste cenário, esta pesquisa buscou identificar alguns valores socioculturais e religiosos no referido meio, verificando como estão relacionados com a música. Como procedimento metodológico utilizou-se da abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, fazendo uso ainda dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais.

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