ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano
Adelson Aparecido Scotti

Última alteração: 2016-12-26

Resumo


A formação inicial dos professores de música tem sido ponto de diversos debates e discussões, que se intensificaram após a aprovação da lei 11.769/2008 que propõe a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico. Na Sociedade da Informação, termo utilizado para caracterizar o momento atual, o desafio de ser professor aumenta, haja vista que os alunos de hoje não têm mais o perfil de antes, são “nativos digitais” que transitam com desenvoltura pelas mídias, dominam o computador e habitam o ciberespaço. O presente artigo, fruto de pesquisa em andamento, na modalidade de Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), desenvolvida no IF Sertão Pernambucano, tem como objetivo analisar as concepções dos discentes do curso de Licenciatura em Música dessa instituição quanto à formação inicial do docente em música dentro do contexto da Sociedade da Informação. Contará ainda nesse artigo a revisão da literatura produzida até o momento, além da metodologia que norteará a realização dessa pesquisa. A partir da perspectiva apresentada, o projeto de pesquisa se torna relevante, entendendo que é necessário um olhar cuidadoso quanto às necessidades requeridas para uma sólida formação inicial dos professores de música e as múltiplas demandas para uma prática profissional em plena Sociedade do Conhecimento.

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