ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos
Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro

Última alteração: 2016-12-20

Resumo


O ensino de Música nas escolas de educação básica do Brasil já passou por várias fases acompanhadas por discussões. Porém, desde o ano de 2008, as discussões se intensificaram. Isso se deu por conta da aprovação da Lei 11.769/08 (BRASIL, 2008) que inclui o ensino de música como conteúdo obrigatório na educação básica. O processo de implementação da referida Lei tem encontrado obstáculos nas redes de ensino de todo o país, especialmente pelo desconhecimento de parte de gestores e professores. Observando esse panorama, o presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa em andamento, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que tem por objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino de Música nas escolas de ensino básico do município de Petrolina/PE. Além da contextualização e dos objetivos da pesquisa, é apresentada a revisão de literatura realizada até o presente momento e os procedimentos metodológicos previstos. Entendemos que é necessário um olhar cuidadoso quanto ao processo de implementação do ensino de música nas escolas de ensino básico. A contribuição do presente estudo se dará na mensuração da efetividade teórico-prática desse processo, além do compartilhamento de experiências.

Palavras chave: educação musical; implementação do ensino de música.

Texto completo: PDF