ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica
Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes

Última alteração: 2016-09-19

Resumo


As Microcanções CDG tem sua origem, no final da década de 1980, tiveram seu roteiro compositivo fixado nas interdisciplinas Conjuntos Musicais Escolares e Música Aplicada, da matriz curricular do PROLICENMUS, em 2010 e 2011, e passaram a ser submetidas a pesquisas acadêmicas, a partir de 2012, junto ao Programa de Pós Graduação em Música da UFBA. O que se busca aqui é produzir um relato de experiência relativo à sua transposição do contexto de formação de professores, para sua aplicação em sala de aula. No caso, uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede privada de ensino, no município de Salvador/BA. Tais relatos se tornam relevantes, à medida que descrevem particularidades de um processo criativo, o qual está sendo conduzido a partir de vivências da professora, quando por ocasião de sua própria formação profissional. Não se trata, portanto, de uma simples transposição, sequer pura adaptação de procedimentos. Trata-se de recriação, de renovação, de ressignificação e, ao final, de ideias sobre novas formas de autoria. Autorias colaborativas, formativas, possivelmente de um âmbito ético inovador e complexo. Num futuro próximo, é possível, então, que tais relatos, devidamente estudados, venham a revelar aspectos inusitados e de grande potencial generalizador; de momento, o compromisso assumido consiste em, à luz de e firmada em bases previamente construídas, evidenciar resultados observáveis.

 


Texto completo: PDF