ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão
Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior

Última alteração: 2016-12-26

Resumo


A evasão escolar é um problema a ser enfrentado por todas as IES de maneira a buscar a sua permanência do estudante. O presente trabalho tem por objetivo traçar um perfil de três turmas de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Música da <Omitido para Revisão> e buscar as correlações da formação educacional prévia destes com as possíveis causas de desistências do curso de graduação. O método utilizado envolve uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com dados coletados a partir da aplicação de questionários junto aos estudantes. Os resultados mostraram um perfil recorrente entre os estudantes que ingressam no curso de música tanto em relação ao seu conhecimento musical prévio, quanto à proximidade destes com a profissão de educador musical. Esses resultados mostraram que os ingressantes buscam uma aproximação com o o conhecimento musical na Graduação, apesar da falta de ensino musical nas escolas de maneira mais eficiente e sistemática.


Texto completo: PDF