ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música
Robson Rodrigues Ribeiro

Última alteração: 2016-09-14

Resumo


Este texto relata uma experiência com a educação a distância (EaD) dentro de um curso presencial de Licenciatura em Música. Na experiência relatada, o componente curricular História da Música Ocidental foi ministrado na modalidade EaD durante o segundo semestre de 2011 a uma turma da Licenciatura em Música de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Nordeste. O objetivo geral da experiência foi conhecer as transformações pedagógicas que a mudança do meio presencial para o virtual demandam do professor ao adaptar um componente curricular de sua vivência presencial para a EaD. Como processo de produção de conhecimento, a experiência vivida se aproxima de uma pesquisa-ação. Os focos do relato são a caracterização metodológica do processo, as fases de capacitação em educação a distância, de estruturação do componente curricular e de avaliação. Aqui a avaliação é entendida de forma ampla: como processo constituinte do componente curricular, visando a avaliação da aprendizagem dos estudantes, e como processo de reflexão pessoal sobre a experiência vivida. Os principais resultados da experiência indicam que a transposição direta de uma vivência presencial para a EaD se mostra inadequada para o aproveitamento das potencialidades que o meio virtual oferecem ao professor e que este meio se pauta por novas lógicas metodológicas de ensino e aprendizagem.

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