ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal.
Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


O presente artigo aborda questões presentes na proposta do projeto de pesquisa para mestrado, submetido ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela XXX. O projeto tem como objetivo analisar a relação entre os aspectos mais importantes da Pedagogia Vocal contemporânea com a atuação de dois professores regentes de corais infantis, na cidade de XXX. Através de um levantamento das principais categorias da Pedagogia Vocal contemporânea, o estudo visa conhecer as principais características do professor regente, identificar as principais dificuldades e estratégias utilizadas para o aprimoramento vocal dos coralistas, bem como compreender a relação de tais práticas pedagógicas com as principais categorias da Pedagogia Vocal contemporânea. A pesquisa situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizando como coleta de dados as técnicas de entrevistas semiestruturadas realizadas com os regentes e observações sistemáticas dos ensaios. Através dos conceitos desenvolvidos por pesquisadores que trabalham com a temática da voz e bibliografias relacionadas ao canto coral, como Sundberg (2015), Smith (2003), Sataloff (2003), Lima (2007), Hauck – Silva (2012), Fucci Amato (2005), Tourinho (1993), Behlau (1997), Sobreira (2013), entre outros, propõe ainda uma reflexão interdisciplinar para o ensino da música. Tal método buscará gerar um diálogo em torno da questão e produzir material que auxilie regentes de corais e professores de canto na tarefa de compreender a relevância do seu papel para o canto coral, que se constitui em uma relevante manifestação educacional musical e em uma significativa ferramenta de integração social.


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