ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Isabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística.
Tarcísio Gomes Filho

Última alteração: 2016-09-19

Resumo


Dentre todos os componentes que caracterizam a Escola Pianística, ou o método de trabalho da professora Isabelle Vengerova, o mais marcante é a prática dos acentos. Este artigo traz informações sobre esta prática por meio do detalhamento das principais características da Escola de Vengerova (1877-1956), fundamentadas nas observações escritas por SCHICK (1982), REZITS (1995) e GERIG (1990). O artigo apresenta considerações sobre o trabalho de um professor de piano que utiliza e divulga esta metodologia, representado uma terceira geração da escola de Venerova. A aplicação da técnica e a relação entre técnica e interpretação musical é abordada a partir de exemplos de trechos de obras importantes no repertório do instrumento.

 


Texto completo: PDF