ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública
Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente

Última alteração: 2016-12-26

Resumo


O artigo: “A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública” apresenta um relato de experiência a partir da prática e vivência dentro da sala de aula. Nele temos como objetivo, além, de relatar esse processo vivenciado, refletir sobre as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Utilizamos como aporte teórico e prático a metodologia de Zoltán Kodály (1882-1967), que se utiliza do canto e da música local. A escolha do canto se deu por conta de que esta prática oferece, naturalmente, às crianças todas as propriedades sonoras, rítmicas e harmônicas. O presente trabalho se estrutura em quatro tópicos, sendo o primeiro destinado a relatar as experiências do semestre inicial; o segundo apresentando as dificuldades encontradas no processo; o terceiro que destaca a prática de canto coral coletivo nas aulas e por fim as considerações finais onde discutimos as dificuldades e desafios encontrados, além de sugerir reflexões pertinentes para o campo acadêmico da educação musical.


Texto completo: PDF