ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará
Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


O artigo aqui apresentado através de projeto, revela a iniciativa de pesquisa sobre a didática aplicada na formação musical e humana de jovens rurais de uma Banda de Música no distrito de Guanacés na cidade de Cascavel, onde se mantêm atuante desde 1993 através da Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés – SAERG. A pesquisa terá como orientação metodológica um estudo de caso qualitativo, tendo como referencial teórico as propostas de Paulo Freire e Vygotsky, em observar os saberes socialmente construídos em meio ao campo e a sociedade respectivamente, junto aos estudos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brosseau a partir da análise das atividades/situações propostas pelo mestre da banda como atuação didática em sua prática individual e coletiva. Desta forma, me proponho a investigar as estratégias de ensino utilizadas pelo maestro que fazem com que a maioria dos jovens da comunidade de Guanacés aprendam a tocar algum instrumento musical e adquiram conhecimento e prazer artístico envolvidos com a música popular brasileira e estrangeira num processo de formação e desenvolvimento humano.


Texto completo: PDF