ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará
Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz

Última alteração: 2016-12-26

Resumo


Este artigo relata o trabalho realizado com as turmas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo no primeiro ano de implantação do ensino coletivo de cordas friccionadas no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. O Curso de Música da Universidade Federal Ceará, após a contratação de duas professoras, passou a oferecer em 2015 aulas coletivas de instrumentos de cordas friccionadas, oferecidas em todos os semestres do curso. Além das aulas coletivas de cada instrumento, os alunos puderam acelerar o aprendizado do instrumento, após a criação de grupos que propiciaram a prática de conjunto como a Camerata de Cordas da UFC e Grupo de Violoncelos da UFC. A performance em público destes alunos foi incentivada através da criação do projeto “Musicando no Campus” que possibilitou que os alunos trabalhassem a desinibição no palco e ainda estimulou o estudo do instrumento. Como procedimentos metodológicos foram estudados autores como ANDERSON, FROST, ROLAND E SUZUKI.

Texto completo: PDF