ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

Tamanho da fonte: 
MAD: o Método de Arranjo Didático
Alex Araujo Silva

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


Resumo: Este trabalho trata de um método utilizado para promover o ensino de instrumentos musicais e música em um projeto social, para alunos de diferentes faixas etárias, com diferentes instrumentos, e diferentes níveis técnicos, teóricos e musicais. Este trabalho tem como objetivo compartilhar este método de trabalho a fim de contribuir para a prática de outros professores de música que estejam inseridos em contexto semelhante ao apresentado neste trabalho. Para mediar conhecimentos musicais utilizou-se como principal ferramenta a elaboração de arranjos didáticos por esta possibilitar a criação de “exercícios personalizados” que pudessem ser trabalhados ao mesmo tempo. A utilização deste método de ensino possibilitou que alguns alunos, com pouca ou nenhuma experiência em aprendizagem de instrumentos musicais, pudessem ter uma iniciação musical e instrumental. Outros alunos já iniciados na música puderam desenvolver-se musicalmente. O Método de Arranjo Didático possibilitou também que os alunos formassem grupos instrumentais como quarteto de cordas, grupo de câmara e orquestra. E realizassem diversas apresentações públicas, durante os anos de 2014 e 2015, em espaços como: teatro, museu, shopping, Club, Biblioteca, Auditório, igreja e palco na rua.


Texto completo: PDF