ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado
Fernanda Silva da Costa

Última alteração: 2016-12-25

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas em um Centro de Obras Sociais, experiência essa obtida através do estágio Supervisionado II de um Curso de Licenciatura em Música. Esta Associação tem como objetivo prestar apoio comunitário, social e educativo para a população vulnerável do bairro do São Francisco em São Luís. Participaram dessa experiência 118 alunos, sendo 58% do tuno matutino e 42% do turno vespertino, 55% do sexo feminino e 45% do sexo masculino, com idades entre 7 a 12 anos. As propostas metodológicas foram desenvolvidas com base na tipologia dos conteúdos para a divisão conceitual, procedimental e atitudinal das temáticas abordadas, além dos eixos propostos pelo (PCN, 1998): produção, fruição e reflexão. Como recurso foi utilizado caixa de som, instrumentos de percussão e flauta doce. Para a avaliação da proposta, foi utilizado o diário de bordo e a análise individual e coletiva dos alunos. Entre os resultados positivos, destaco a possibilidade de desenvolver propostas metodológicas no campo educacional, refletir sobre falhas e propostas previstas não realizadas, a contribuição com o trabalho desenvolvido pelo Centro de Obras Sociais e o desenvolvimento musical expressivo dos alunos. Como negativo destaco a falta de supervisores na área de música. Por fim, considero o estágio um período deveras delicado, pois pode ser fundamental para continuidade ou não na profissão de professor. Portanto é importante a passagem durante a formação inicial, pois é o momento que possibilita aos licenciandos analisar, refletir e conhecer o seu espaço profissional.


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