ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM

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PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual.
Francisco Canindé de Medeiros Sena

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


Este trabalho trata, suscintamente, de um estudo de caso de docência musical no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Caiçara do Rio do Vento/RN, com um idoso deficiente visual. Partindo de uma discussão sobre o ensino de Percepção Musical. Em seguida, entrando no assunto de ouvido AbsolutoRelativo. Depois discuto sobre o ouvido musical de pessoas com necessidades especiais visuais. Ademais, este trabalho está fundamentado com alguns autores, tais como: Damian (2012), Dias (2008), Dultra (2007) entre outros, mostrando as principais leis para pessoa excepcional desde nossa colonização aos dias atuais. Após, apresento minha metodologia utilizada no ensino de harmonia funcional na aula de percepção musical para com um aluno idoso e deficiente visual. Por fim, relato aqui alguns dos resultados positivos já obtidos até a presente investigação.

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