Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

As propostas enviadas como pôster, comunicação ou simpósio devem contemplar uma das seguintes modalidades:

1) Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento

Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em Educação Musical, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Educação Musical e para a produção científica em geral.

Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

  1. Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de graduação
  2. Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de mestrado
  3. Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de doutorado
  4. Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, sem apoio de agência de fomento
  5. Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, com apoio de agência de fomento
  6. Outros: especificar qual

2) Pesquisa Concluída

Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.

Os  autores  que  submeterem  trabalhos  nessa  modalidade  deverão  indicar,  no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

  1. Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de graduação
  2. Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de mestrado
  3. Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de doutorado
  4. Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, sem apoio de agência de fomento
  5. Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, com apoio de agência de fomento
  6. Outros: especificar qual

3) Relato de Experiência

Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em ensino e aprendizagem da música já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.

Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

  1. Relato de experiência resultante de atuação como professor (abrangendo todos os níveis de ensino)
  2. Relato de experiência docente a partir de sua atuação como aluno de graduação e/ou pós-graduação
  3. Outros: especificar qual

Envio dos Trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos até as 24 horas (horário de Brasília) do dia 04 de julho de 2016. Todas as informações necessárias para o envio do texto estão disponíveis no site:http://abemeducacaomusical.com.br/regionais/regional_sul.asp

Normas para a Estruturação dos Textos

Os trabalhos devem ser, preferencialmente, em português, estruturados nos formatos Microsoft Word, preferencialmente, ou RTFOpenOffice ouWordPerfect. Para autores, não brasileiros, serão aceitos trabalhos em espanhol ou inglês. Os textos deverão ter, no máximo, a seguinte extensão:

Pôster: 1.500 palavras | Comunicação: 3.000 palavras Simpósio: 3.000 palavras para cada trabalho

Informações gerais para a formatação e o envio dos textos

  • Para o cálculo do número total de palavras, não serão computados: título geral, resumo, palavras-chave e referências.
  • O texto, enviado para submissão e avaliação do comitê científico, não deve conter, em qualquer de suas partes, nome, filiação institucional, ou outro tipo de informação que permita a identificação do(s) autor(es).
  • Cada autor pode enviar, no máximotrês trabalhos, incluindo textos em coautoria.
    • Caso o texto seja aprovado, TODOS os autores do trabalho deverão ser sócios da ABEM, estar em dia com a anuidade e inscritos no evento.
    • Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as especificações do

modelo de formatação, disponível no site:

http://abemeducacaomusical.com.br/regionais/regional_sul.asp

O modelo de formatação possui, além das definições para padronização dos trabalhos, o timbre do evento. Assim, os textos devem ser obrigatoriamente formatados DENTRO do documento.

Os trabalhos submetidos devem atender todas as especificações apresentadas acima. Os textos que não estiverem completamentede acordo com essas definições serão, automaticamente, desconsiderados para o processo de avaliação.

Os textos devem seguir as seguintes normas de citações e referências:

Citações

  • As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
    • As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do modelo de formatação de trabalhos.
    • As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s). Vale ressaltar que, mesmo nas citações indiretas, as páginas devem ser mencionadas, a não ser que o trecho citado se refira à obra como um todo.
    • No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
    • As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica.

 

As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem se estruturadas da seguinte forma:

  • Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)
  • Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
  • Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
  • Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
    • Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

    Notas de rodapé: Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.

    Referências

    Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

    Livros:

    ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

    Exemplos:

    ABELES, Harold F.; CUSTODERO, Lori A. (Ed.). Critical issues in music education: contemporary theory and practice. Oxford: Oxford University Press, 2009.

    SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulinas, 2008.

    SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

    Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas etc.):

    ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO

    SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

    Exemplo:

    GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

    Artigos em periódicos:

    ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo [não se aplica no caso de artigos publicados em revistas online, que não possuem número de páginas], data.

    Exemplo:

    ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.

    BRESLER, Liora. Ethnography, phenomenology and action research in music education.

    Visions of Research in Music Education, Princeton, v. 8, n. 1, 2006. Disponível em:

    <http://www-usr.rider.edu/~vrme/v8n1/vision/Bresler_ArticleVRME.pdf>. Acessoem: 23 fev 2014.

    Trabalhos em anais de eventos científicos:

    ÚLTIMO  SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de     um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

    Exemplo:

    BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p.  27-42.

    Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

    ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

    Exemplo:

    LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí.CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 nov. 2002.

    Nota aos autores:

    • Os trabalhos aprovados e apresentados no Encontro serão publicados integralmente nos anais [online] do evento. Conforme decisão da Assembleia ordinária da ABEM, em novembro de 2011, somente os textos que forem efetivamente apresentados no Evento serão publicados.
    • Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados no Encontro somente presencialmente pelos seus autores. No caso de trabalhos com dois ou mais autores, o trabalho poderá ser apresentado presencialmente por, pelo menos, um dos autores. Portanto, não será permitida a apresentação de trabalhos por terceiros.
    • A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são da responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.
    • Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas estabelecidas nesta chamada e no modelo de formatação de trabalhos. O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar a não aceitação do trabalho para a publicação.
    • Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral entre em contato com o Comitê Científico do Evento.

    E-mail: comitesul@abemeducacaomusical.com.br

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
  8. Caso o texto seja aprovado, TODOS os autores do trabalho deverão ser sócios da ABEM, estar em dia com a anuidade e inscritos no evento.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



ISSN: 1981-9005