ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O texto apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar aspectos do trabalho com música nas aulas de Arte na Escola Estadual José Edson Domingos de Souza, localizada no Assentamento Itamarati – município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Partiu-se, inicialmente, do questionamento de qual(is) a(s) relação(ões) deste ensino com a cultura local, no caso a cultura de fronteira - visto que o assentamento situa-se na fronteira do Brasil com o Paraguai. O campo empírico, todavia, devido às idiossincrasias do contexto, acabou por conduzir a investigação no desvelamento de entraves para a educação musical escolar, especialmente relacionados à falta de formação específica em música dos docentes que ministram a disciplina Arte. O que se pode concluir é que o trabalho com música, neste caso específico, tem sido superficial, marcado pela presença como entretenimento e como ferramenta para a aquisição de outros conhecimentos. Os projetos extracurriculares são os que proporcionam um espaço maior para o trabalho, mas não garantem uma exploração mais consistente devido à ausência de professores especializados.

Texto completo: PDF