ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS
Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O presente artigo relata a prática do estágio supervisionado do 5º período do curso de Licenciatura em Música da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, realizado na instituição "Ofearte – Oficina Especial de Arte". O trabalho, que tem como tema "Música na educação especial: jogos adaptados", foi dividido em uma visita técnica, uma aula diagnóstica e sete intervenções, de onde foram coletados os dados e resultados através da observação, análise de fotos e vídeos das intervenções, reflexões sobre a prática e relatórios. A proposta do trabalho baseou-se em experimentar diferentes jogos musicais adaptados, visando atender às deficiências físicas e cognitivas apresentadas pelos educandos da instituição. Para as intervenções foram preparados diversos materiais didáticos, além do canto. A principal referência teórica utilizada foi Louro (2006), com ênfase nas propostas dos jogos musicais e metodologias de ensino voltadas para pessoas com necessidade de educação especial. O projeto teve como produto final uma apresentação pública de uma canção executada pelos alunos em conjunto com os estagiários.

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