ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade
Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O processo de ensino aprendizagem nas escolas, comumente enfrenta diversas transformações e modificações, uma delas ocorreu em agosto de 2008, quando a lei 11.769 (BRASIL, 2008) estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de música nas Escolas de Educação Básica. Diante disto, o presente estudo buscou investigar a implementação do ensino de música em uma escola municipal, localizada em Bagé/RS. Adicionalmente, almejou-se identificar se o ensino da música é realizado de forma autônoma ou como atividade complementar para outros componentes curriculares, bem como, verificou-se se o ensino da música é ou será desenvolvido de forma interdisciplinar na escola. Com base em Ludke e André (2007), foi realizada análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar, e utilizado para a coleta de dados, questionário com questões direcionadas e previamente estabelecidas, e entrevistas semiestruturadas. A presente pesquisa possibilitou vivenciar a teoria estudada em um componente curricular voltado à organização escolar e ao trabalho docente, a partir do contato com o ambiente escolar e, o melhor entendimento da sua estrutura organizacional. Quanto à implementação do ensino da música e a interdisciplinaridade, constatou-se que não há alusão a respeito, tanto no PPP quanto no Regimento Interno da escola. Além disso, esta investigação propiciou a criação de um projeto de extensão, de iniciativa dos discentes-pesquisadores, bem como, oportunizou aos licenciandos do Curso de Licenciatura em Música, mais uma opção de escolha para a realização de seus estágios.

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