ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Por uma Pedagogia do Silêncio
Eduardo Guedes Pacheco

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este texto apresenta a pesquisa em andamento intitulada Por uma Pedagogia do Silêncio, investigação que toma o conceito de silêncio para tratar da formação de professores de música. Através de provocações feitas por pensadores, músicos e professores, entre eles John Cage, Gilles Deleuze, Silvio Ferraz e Sandra Corazza esta investigação tem entre seus objetivos problematizar a formação de professores de música tendo o silêncio como conceito provocador de ações docentes e estudar sobre como a composição em arte pode contribuir com as discussões que envolvem este campo de formação. Como metodologia assume as proposições realizadas por Virginia Kastrup e Sandra Corazza no que diz respeito a invenção de um caminho metodológico livre de pré-determinações e afastado das vontades de formatações delimitadas por perfis e identidades docentes. Esta é uma pesquisa em fase inicial que propõe tratar da formação de professores de música como se tratam das criações de obras de arte.


Texto completo: PDF