ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano.
Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


motivado pelas observações realizadas no âmbito de um projeto de musicalização, este estudo visa ampliar a discussão sobre como as crianças se apropriam e se expressam a partir de suas vivências e sua bagagem musical. Tivemos como objetivo descrever duas situações envolvendo duas crianças participantes do curso “Música em família” de um projeto de musicalização de uma universidade localizada no interior paulista. Foram descritos os objetivos do referido projeto, bem como o contexto e planejamento das aulas nas quais essas situações ocorreram. As experiências foram descritas e analisadas à luz do referencial que nos auxilia a compreender o alcance das práticas musicais realizadas com crianças. Observamos que essas práticas se constituem grandes oportunidades para que elas se apropriem da cultura na qual estão inseridas, desenvolvendo sua identidade a partir de seus saberes e expressões compartilhados. Acreditamos que essa discussão seja importante para todos aqueles envolvidos no processo de desenvolvimento da criança: educadores, pais e familiares.


Texto completo: PDF