ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica
Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O artigo problematiza alguns resultados de uma pesquisa de mestrado concluída no ano de 2016. Os escritos têm o objetivo de delinear aspectos sobre a formação e atuação do professor de música na educação básica. O estudo esteve amparado em uma abordagem (auto)biográfica a partir da análise de narrativas de histórias de vida (ABRAHÃO, 2004; JOSSO, 2008; NÓVOA, 1992; OLIVEIRA, 2001; 2016; PERES, 2012; SOUZA, 2006). Na produção destas histórias, quatro professores dialogaram a respeito de suas formações em diálogo com os espaços de atuação na educação básica. Entre as temáticas resultantes da pesquisa estão “herança pedagógica” (OLIVEIRA, 2001; PERES, 2011; ARROYO, 2012; 2013) e “discussões sobre a universidade e relações com a prática” (MATEIRO, 2009; 2003; PENNA, 2010). Refletindo questões pertinentes para professores de música, o artigo visa alimentar a discussão sobre a formação do educador musical e sobre o perfil do professor de música que atua nas escolas hoje.


Texto completo: PDF