ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Ensino de ritmos através de jogos
Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Jogos e brincadeiras são atividades recorrentes para crianças. De caráter lúdico e motivador é possível usá-las para a aquisição e aprimoramento de conhecimentos. Sob essa perspectiva, iniciou-se a elaboração de dois jogos com os alunos participantes do Programa Mais Educação, da oficina de Música. Através de um relato de experiência resultante da atuação na Educação Básica, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e estudantes de Licenciatura em Música pela UNESPAR, tiveram como objetivo principal desenvolver a aprendizagem de conteúdos rítmicos musicais de maneira lúdica. Os objetivos específicos foram: Dominó Rítmico - familiarizar-se com as figuras rítmicas e desenvolver o raciocínio lógico; Corrida dos Ritmos - reproduzir figuras rítmicas dentro de uma pulsação; estimular a improvisação; familiarizar-se com a partitura e sua leitura; e conhecer sinais pertinentes à execução musical. Durante a execução, os alunos demonstraram bastante interesse e motivação. Os jogos auxiliaram na assimilação dos conhecimentos musicais, além de terem permitido e estimulado a aprendizagem coletiva, onde os participantes mutuamente compreenderam e realizaram as tarefas propostas.


Texto completo: PDF