ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Relatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015
Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves Soares

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência desenvolvida na disciplina de “Projetos integrados em Educação Musical I” do curso de Licenciatura em Música da UFPR, em 2015. O objetivo geral deste estudo é relatar as experiências do processo de construção de um teatro musicado e sua apresentação em escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba/PR, em 2015, buscando: (1) elucidar uma situação de aprendizagem que proporcionou o uso da interdisciplinaridade no contexto da formação de professores de música; (2) descrever uma experiência de construção de material artístico-pedagógico para atuação profissional em ambientes diversos, corroborando para diversificação da formação profissional dentro do curso de Licenciatura em Música. O trabalho está organizado em uma primeira parte que descreve as proposta da disciplina e a elaboração do material artístico-pedagógico; uma segunda parte que descreve as experiências das apresentações do teatro em três contextos diferentes; e uma terceira parte que discute as experiências vivenciadas e seus resultados com a literatura pertinente. Observa-se que as discussões sobre a atuação interdisciplinar do professor de música na disciplina de Artes é um assunto que merece um espaço para reflexão nos currículos dos cursos de graduação em música, assim como o diálogo com as outras artes. Assim como é importante abrir espaços para a reflexão e discussão sobre o ensino especial e inclusão. Conclui-se que a experiência prática, fora da universidade, é muito importante para formar professores de música conectados com a realidade e que possam refletir sobre suas práticas enquanto docentes.

Texto completo: PDF