ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos
Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Nesta comunicação relatamos uma pesquisa de Iniciação Científica, a partir da perspectiva da valorização dos conhecimentos cotidianos na formação de professores de música. Duas licenciandas em música de um curso em uma Universidade do interior da Região Sul escreveram 16 diários de reflexão sobre sua atuação enquanto lideres de grupos musicais em igrejas Evangélicas, que foram analisados à luz de Zabalza (2004). Tomado o dilema principal: “Ser músico ou ministro de louvor”, sugiram duas categorias, considerando-se os horizontes de significado (Souza, 2013) das licenciandas e dos músicos estudados por elas: 1. Amar a Deus mais do que a música; 2. Amar o próximo mais do que a música. Pretende-se contribuir para os debates sobre pesquisa (auto)biográfica, especialmente com diários de reflexão, estudos sobre ambientes religiosos cristão e formação de professores, a partir da reflexão sobre vivências significativas em suas vidas.


Texto completo: PDF