ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental
Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada junto a um grupo instrumental, desenvolvido por meio de atividades extracurriculares realizadas em uma escola pública municipal, na cidade de Taquari, Rio Grande do Sul. A investigação teve como origem os seguintes questionamentos: Qual o significado da participação dos estudantes em um grupo instrumental? Quais as expectativas dos estudantes que participam destes grupos? Qual a influência da música para esses participantes? Quais as expectativas de estudantes, familiares e comunidade escolar em relação ao grupo? Como ocorre o envolvimento dos familiares dos estudantes? Portanto, partindo destas questões, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a importância de fazer parte de um grupo instrumental escolar. Para alcançar os objetivos foram investigados dois estudantes, a mãe de um dos estudantes, uma professora e a diretora da escola. O desenho metodológico consistiu no uso da abordagem qualitativa, no estudo de caso como método e na realização de entrevistas como técnicas para a coleta dos dados. A técnica para a análise dos dados foi efetuada a partir da análise de conteúdo, balizada por conceitos da educação musical e do desenvolvimento musical de crianças e adolescentes como referencial teórico. Como resultados constatou-se a importância da participação de todos os envolvidos no grupo instrumental, o que foi apontado por todos os investigados. Entende-se que esta pesquisa possa contribuir para a construção de políticas públicas para a educação musical nas escolas, bem como para a implementação da legislação que dispõe sobre a inserção da música na Educação Básica no Brasil.


Texto completo: PDF