ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


A presente comunicação é uma das investigações desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, da Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul. Apresenta-se como um recorte da pesquisa, que se encontra em andamento, e que partiu do seguinte questionamento: O que motiva alguns bacharéis em música ingressarem em cursos de licenciatura em música? Portanto, a investigação objetiva compreender os motivos que levam bacharéis em música a ingressar em cursos de licenciatura em música. O desenho metodológico desta pesquisa tem como base a utilização do “Formulário Google” como técnica para a coleta dos dados. A análise dos dados tem como balizadora a análise de conteúdo como técnica para a análise dos dados. O referencial teórico tem como base estudos sobre a motivação, considerando-se orientações intrínsecas e extrínsecas propostas por Reeve (2015). Integram, também, o referencial, estudos sobre a constituição de identidade, a partir da premissa que a mesma encontra-se em constante processo de constituição, como é relacionado por Stuart Hall (2000). As habilidades docentes, relacionando a construção e desconstrução de saberes a partir da reflexão sobre a práxis, conforme as proposições de Pedro Demo (2010) e, em complementação, Paulo Freire (2014), sobre a relação da formação docente à reflexão sobre a prática, também balizam a análise nesta investigação. Até o momento, os dados da pesquisa permitem analisar que as motivações apresentadas pelos respondentes foram tanto intrínsecas, por uma satisfação pessoal, como extrínsecas, direcionadas a atingir objetivos de atuação em áreas que exijam uma formação em licenciatura.


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