ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem
Guilherme Sampaio Garbosa

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever os processos de ensino e aprendizagem vivenciados no grupo de clarinetas da Universidade Federal de Santa Maria. O grupo é formado por alunos do curso de bacharelado em clarineta e alunos da licenciatura em música que estudam clarineta como instrumento complementar. A metodologia de ensino envolve diferentes ações, abrangendo habilidades de execução musical, conhecimento musical, repertório e experiência criativa. São relatadas diversas ações desenvolvidas com o grupo, as quais integram os processos de ensino e aprendizagem no curso de clarineta da UFSM. Como implicações do trabalho, é possível destacar o desenvolvimento musical e técnico dos alunos, o interesse e a participação no grupo, o conhecimento de novos repertórios, a experiência de tocar em um grupo de instrumentos homogêneos, e a participação em recitais promovidos em diversos espaços.

Texto completo: PDF