ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil
Gabriel Luiz Kruczeveski

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


O presente trabalho consiste no relato de experiência vivenciada por aluno de graduação do Curso de Licenciatura em Música da UEL, focando o jogo dramático infantil como abordagem teórico-metodológica para a educação musical. Foram abordados diversos conteúdos, entre eles paisagem e expressão sonora, tendo o jogo dramático como elemento instigador do discurso espontâneo e criativo, elemento este de fundamental importância na educação musical, quando se necessita de um ambiente lúdico como antecedente à expressão e interpretação livre. O trabalho foi realizado com crianças da Educação Infantil 5 (4-5 anos de idade) em escola do Município de Londrina, mediante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)-Música/UEL. Foi um processo envolvente em que o objetivo de oportunizar uma vivência por meio da integração de linguagens artísticas foi totalmente alcançado. A atenção e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, de modo integral, foram plenos. Essa experiência vem reafirmar a grande importância da participação no PIBID, como experiência docente na formação do professor de música.

Texto completo: PDF