ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
O canto, os professores de música e a escola básica
Hortênsia Vechi

Última alteração: 2017-02-09

Resumo


O presente trabalho se trata de três estudos de caso realizados em três escolas municipais de Santa Catarina com professores licenciados em música tendo como objetivo observar e analisar se as práticas com o canto estão inseridas nas suas aulas de música e de que forma elas são desenvolvidas com três turmas de 4º e 5ºs anos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada caracterizou uma pesquisa qualitativa tendo como ferramentas para coleta de dados a observação não participante, com anotações de campo, gravações em vídeo e entrevistas semi-estruturadas. Por meio de observações, entrevistas e análise dos dados verificou-se que os objetivos com o canto na sala de aula para cada professor distinguiu-se por algumas vezes, sendo este utilizado como ferramenta para o desenvolvimento de elementos musicais, a socialização e o autorreconhecimento vocal e pessoal. Os resultados mostraram que o canto esteve presente na maioria das aulas observadas em um período aproximado de dois meses com cada turma.


Texto completo: PDF