ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil
Marisleusa de Souza Egg

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este artigo trata-se de uma síntese da dissertação de mestrado que teve como objetivo geral observar e analisar como o professor desenvolveu as atividades cantadas na sala de aula e conhecer suas reflexões acerca de sua formação docente. O estudo foi realizado com um professor de música atuante em um Centro de Educação Infantil (CEI) durante um semestre com crianças de 4 a 5 anos de idade. A pesquisa é de cunho qualitativo utilizando a abordagem do tipo etnográfico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, observação participante com registro em vídeo e diário de campo. Os resultados mostraram que as atividades cantadas estiveram no centro dos conteúdos musicais desenvolvidos nas aulas. Concluiu-se que a formação vocal do professor de música que atua na educação infantil é necessária e, consequentemente, reflete no aprendizado e no desenvolvimento músico vocal das crianças.


Texto completo: PDF