ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos.
Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O simpósio apresenta um panorama do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Música, no Rio Grande do Sul, contemplando quatro subprojetos desenvolvidos em diferentes regiões do estado. O conjunto de trabalhos tem como objetivo compreender as implicações do PIBID-Música para as instituições formadoras e demais espaços vinculados ao Programa, bem como para os acadêmicos, estudantes e professores que integram as equipes. Além disso, busca retratar as trajetórias e experiências formativas construídas em cada contexto. Entre pesquisas e relatos, o conjunto de trabalhos tece reflexões em torno dos processos formativos atrelados ao PIBID-Música, dimensionando outras possibilidades aos cursos de licenciatura. Dessa forma, os resultados evidenciam implicações do PIBID para os cursos de licenciatura; para os acadêmicos em formação, professores supervisores e coordenadores; para as escolas e seus estudantes; e na relação estabelecida entre a Universidade e a Educação Básica. Em face disso, o Programa tem contribuído significativamente para a formação de professores, para a qualificação das práticas musicais nas escolas, e para novas perspectivas de formação das licenciaturas.


Texto completo: PDF