ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência
Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem um importante papel na inserção da música nestes níveis de ensino. Visto que diversos cursos de Pedagogia não possuem disciplinas relacionadas à música em seus currículos (FIGUEIREDO, 2004; AQUINO, 2007; FURQUIM, 2009; entre outros), a formação continuada se torna relevante na questão referente à formação musical e pedagógico-musical do professor unidocente. O presente artigo apresenta o relato de experiência de oficinas de um curso de formação continuada ofertado para professores de três cidades do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2015. O objetivo deste trabalho é registrar e refletir sobre a prática realizada nas três cidades. Para tanto, são descritos os referenciais que guiaram o planejamento das oficinas e as atividades desenvolvidas junto aos professores. Como resultados, percebemos que as oficinas proporcionaram um momento de reflexão a respeito do ensino de música na educação básica e do papel do professor unidocente com relação a este ensino. Além disso, por meio de atividades musicais, os professores puderam construir e reconstruir conhecimentos musicais que poderão servir de base para sua prática profissional. Espera-se com este relato demonstrar a importância do envolvimento do unidocente e demais professores da educação básica com a música e os benefícios que as oficinas proporcionaram aos professores, que encontraram neste curso mais um espaço de prática musical e reflexão sobre o ensino de música nos primeiros anos de escolarização.

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