ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin
Júlio César Stefanoni

Última alteração: 2016-10-10

Resumo


Este artigo é um estudo referente às pedagogias musicais estruturadas por Émile Jaques – Dalcroze, Edgar Willems, Orff/Wuytack, Zoltán Kodály e Shinichi Suzuki a partir da abordagem do pensamento complexo de Edgar Morin. Com a revisão bibliográfica desses autores, o objetivo do estudo foi correlacionar proposições através do olhar interdisciplinar encontrado na educação musical. Para isso, delimitou-se o estudo com alguns pedagogos da primeira geração dos métodos ativos a fim de encontrar possíveis perspectivas pedagógicas. Tal correlação teve como ponto inicial a revisão dos “sete saberes necessários à educação do futuro” (as cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão, os princípios do conhecimento pertinente, ensinar a condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, ensinar a compreensão e a ética do gênero humano) colocados por Morin na completude da educação. Porém, neste artigo, focou-se para um olhar analítico diante as relações estabelecidas. Pela conceptualização e pelo encontro de pontos semelhantes do desenvolvimento da educação em uma diretriz humanista – proveniente da tentativa de ruptura de um ensino tradicional – observaram-se os desdobramentos do pensamento da “escola nova” na própria consolidação dos métodos musicais ativos. Concluiu-se a intrínseca relação dos métodos ativos com o desenvolvimento da condição humana em uma concepção complexa desse ser. Mesmo com certas diferenciações conceituais dos autores, os princípios filosóficos e pedagógicos apontam para o reconhecimento da complexidade humana nas diferentes esferas (bio-físico-psico-social-cultural) juntamente com os outros saberes que, desse modo, não se limitam a esfera social e cultural que o papel da música atua como meio de desenvolvimento humano.

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