ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016
Danilo Ramos, Anderson Toni

Última alteração: 2016-12-08

Resumo


O objetivo da presente pesquisa foi verificar o perfil do aluno ingressante do curso de música da Universidade Federal do Paraná em 2016 e as necessidades de suas demandas, visando promover um debate dos resultados encontrados com autores da realidade brasileira sobre propostas curriculares, espaços e reflexões, e com a nova filosofia da educação musical proposta por Elliott. Esta pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário no formato survey com 29 alunos de primeiro ano dos cursos de música supracitados, nas modalidades licenciatura (n=14) e bacharelado (n=15). O questionário foi composto por 35 questões divididas em seis grupos: (1) perfil dos participante; (2) formação musical dos participantes; (3) cursos de música da UFPR; (4) demanda dos participantes; (5) teste de habilidades específicas para o curso de música; (6) sugestões e livre discussão do assunto. Os resultados desta pesquisa indicam que a maioria dos alunos teve contato com o ensino formal de música e, dos estilos musicais mais escutados pelos participantes, destacam-se MPB, pop, rock e jazz. Os dados apontaram que, se houvesse a modalidade de curso de música popular, ele seria escolhida por 40,7% da população investigada. A maior parte dos alunos relatou dificuldades na realização da prova específica de música em questões relacionadas à percepção musical e à falta de preparo prévio. Neste trabalho discute-se as políticas internas dos cursos de música da UFPR e as demandas do público pesquisado. Pretende-se contribuir para que novas reflexões sobre o projeto pedagógico dos cursos em questão sejam realizadas.


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