ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O presente artigo é um recorte de uma pesquisa[1] realizada em 2015, tendo como temáticas centrais a construção docente e o grupo como dispositivo de formação. Nesse sentido, buscou-se enfatizar a construção docente, com destaque para os movimentos produzidos por bolsistas do PIBID-Música na constituição da docência. Como objetivo buscou-se compreender como ocorre a construção docente dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música no PIBID/UFSM. Além disso, identificar os aprendizados construídos pelos bolsistas e ex-bolsistas de Iniciação à Docência (ID) a partir das ações do PIBID-Música; e entender o grupo como dispositivo formador para os acadêmicos participantes do PIBID-Música. O referencial teórico envolveu estudos de Isaia e Bolzan (2010, 2009, 2008) e Pereira (2010), considerando a construção docente; e estudos de Ferry (2004), Oliveira (2011) e Oliveira et. al. (2010), tendo em vista o grupo como dispositivo de formação. A metodologia, de cunho qualitativo, amparou-se em estudos de Bolívar e Porta (2010), Bolívar e Domingo (2006) e Bolívar, Domingo e Fernández (2001). Para a produção de dados, foram elaboradas entrevistas narrativas com três bolsistas e uma ex-bolsista, utilizando-se a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011, 2006), no processo analítico. A partir dos dados, verifica-se o PIBID como espaço potencial de formação, envolvendo múltiplas ações, dentre as quais a produção de materiais didáticos, foco deste artigo. Tais experiências impulsionam o processo fomativo, considerando o desenvolvimento da autonomia do professor em formação para a produção de seu próprio material, tendo em vista as necessidades dos alunos e contextos escolares.

 

[1] A pesquisa está vinculada ao grupo FAPEM (CNPq), da Universidade Federal de Santa Maria, e ao Laboratório de Educação Musical (LEM/CE).

 


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