ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS
Daniele Isabel Ertel

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo verificar e analisar até que ponto o ensino musical coletivo, ofertado pelos Projetos Sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pode contribuir para a formação intelectual do ser e suas relações, na busca por direitos mais humanos. Esta investigação se utilizou da abordagem qualitativa, tendo como pressuposto metodológico o método estudo de caso e a realização de entrevistas semiestruturadas como técnica para a coleta dos dados. Os materiais coletados foram organizados em um caderno de entrevistas, com o qual posteriormente foram analisados os dados através da análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar como as atividades musicais desenvolvidas nos projetos sociais têm permitido a aproximação dos usuários dos serviços sociais aos CRAS, permitindo conhecer e compreender a contribuição da educação musical nas relações sociais.


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