ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo
Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Em uma universidade federal, uma das disciplinas da área de Educação Musical, que tem por objetivo aprimorar a vivência musical dos alunos através da participação em agrupamentos musicais, divide a sua carga horária em aulas em sala de aula, e participação na extensão universitária, em uma orquestra comunitária. Este artigo traz um relato da vivência desta disciplina, contextualizando sua dinâmica em sala, sua inserção na extensão e apresenta como alternativa para a avaliação da participação dos alunos, o portfólio. O portfólio é um registro das atividades realizadas na disciplina, onde os alunos devem refletir sobre o que foi aprendido. Esperamos, com este artigo, gerar discussões sobre a necessidade de se pensar em formas alternativas de avaliação, nos cursos de licenciatura em Música.

Texto completo: PDF