ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau
Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Este trabalho consiste num recorte de pesquisa concluída de pós-graduação - latu-senso – em nível de especialização. O objetivo da pesquisa era compreender as concepções dos professores e da coordenação do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau (PMIB) sobre planejamento e como estes organizam as práticas pedagógicas, uma vez que as áreas de conhecimento são trabalhadas de forma integrada com os professores de sala. O recorte se dará em torno das concepções dos professores sobre planejamento. Em 2015 o PMIB completou 10 anos de história e contava com um grupo de 29 professores de musicalização, atendendo aproximadamente a 11 mil crianças de 0 a 6 anos em 78 Centros de Educação Infantil. Adotou-se o estudo de caso como metodologia de pesquisa. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a 23 professores de musicalização. Acredita-se que tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos nos planejamentos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino têm sido práticas adotadas no trabalho docente do PMIB na Educação Infantil do município de Blumenau - SC.

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