ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos
Elaine Martha Daenecke

Última alteração: 2017-02-09

Resumo


O presente texto apresenta um projeto de pesquisa desenvolvido no curso de mestrado acadêmico em música, área de concentração educação musical. A pesquisa tem como objetivo compreender como é desenvolvida a formação musical nos cursos de licenciatura em música, tendo em vista sua necessária articulação com a função docente. O conceito de profissionalidade docente, desenvolvido por Maria do Céu Roldão, foi escolhido como referencial teórico do trabalho. A profissionalidade docente é entendida como o conjunto de atributos necessários para distinguir a profissão professor de outras profissões e compreende, entre outros descritores, a função docente - ensinar - e o saber específico para ensinar. A pesquisa será de cunho qualitativo, utilizando o estudo de casos múltiplos como método de pesquisa, tendo como unidades de estudo cursos de licenciatura em música de instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul. Os dados serão coletados por meio da análise de documentos oficiais dos cursos de licenciatura em música e de grupos focais com licenciandos em música. Espera-se que os resultados contribuam para melhor compreender a profissionalidade de professores de música e para ampliar as análises sobre os modos como os cursos concebem a formação musical de seus licenciandos.

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