ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO
Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Este artigo é o fruto de uma pesquisa desenvolvida no curso de especialização e teve como objetivo compreender os aspectos músico-pedagógicos que caracterizam a prática do canto coletivo como ambiente de educação musical. A pesquisa foi realizada em contexto de coro adulto amador, vinculado a uma igreja católica da cidade de Apucarana, Paraná. A abordagem metodológica adotada foi pesquisa qualitativa, no formato de estudo descritivo-interpretativo. A coleta de dados se deu por meio dos diários de campo e gravações provenientes das observações não participativas de quatro ensaios, e de entrevista semi-estruturada com o regente e com quatro coralistas representantes de cada naipe do coro. A concepção de processo de ensino e aprendizagem musical está fundamentada na perspectiva de Keith Swanwick (1937-) e outros autores que desenvolveram pesquisas no âmbito da educação musical e do canto coral. Os resultados finais apresentados indicam que o coro adulto amador constitui-se em um importante espaço de educação musical, propício ao desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem em Música.

Texto completo: PDF