ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
"A Boneca Feliz" de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance
Ellen De Albuquerque Boger Stencel

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Resumo: Este relato de experiência faz parte de uma pesquisa que se propõe a investigar o processo de ensino aprendizagem do piano a partir do estudo da partitura e verificar como os alunos abordam e preparam uma peça para a performance. Foi selecionada a peça "Boneca Feliz" de Lina Pires de Campos (1913-2003) para identificar e traçar um esboço dos aspectos pedagógicos e interpretativos. A escolha desta temática justifica-se pelo envolvimento e interesse do pesquisador em preparar professores de piano bem como pela necessidade de observação e sistematização do desenvolvimento da performance em alunos iniciantes e não profissionais. Foram designadas 15 semanas para o preparo e execução da partitura em recital público. Os aspectos investigados foram registrados em ficha de monitoramento a partir de um guia de performance elaborado pelo pesquisador para esse experimento. Os dados obtidos foram analisados e os resultados mostram que o aluno precisa da orientação de um professor,  o qual deve dominar o material proposto, ensinar de forma simples e sistemática partindo das experiências dos alunos, estabelecer hábitos de estudo, incentivando uma prática consciente e consistente. Por meio da mediação do professor, a compreensão da escrita musical torna-se gradativamente mais clara e a aquisição dos elementos técnicos pianísticos mais natural.

Palavras chave: Piano; Performance; Ensino.


Texto completo: PDF