ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas
Ana Ester Correia Madeira

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Recorte de uma pesquisa maior, o objetivo deste trabalho é compreender a análise de um professor de música sobre duas situações pedagógicas que vivenciou com uma turma do quarto ano, trazendo discussões teóricas a respeito do ambiente da sala de aula a partir das suas reflexões na condição do profissional que pesquisa e muda a própria prática. Foi realizado um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, tendo o docente como objeto central da investigação, além de utilizar como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e a entrevista de estimulação de recordação. Com base em dois princípios teóricos que fundamentam a prática do professor pesquisador, ou seja, a observação e a relação entre teoria e prática, o educador musical identificou nas duas situações pedagógicas às quais assistiu fatores relacionados ao comportamento dos alunos, no que diz respeito aos aspectos que influenciaram o bom andamento da aula de música ou mesmo a algumas imprevisibilidades. Trata-se da organização da turma no momento inicial da aula e do cuidado para que a concentração dos alunos não se perdesse com facilidade. Ambos os momentos levaram o professor a agir sobre a prática e aperfeiçoá-la para alcançar seus objetivos. Percebe-se, assim, a importância que há em analisar e refletir sobre a própria atuação, sendo esta uma forma de dar significado à profissão, estando aberto às mudanças para que o ensino não fique mecanizado.

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