ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula
Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Essa pesquisa tem a finalidade de discutir sobre alguns dos meios de avaliação dos estudantes matriculados na disciplina de Percepção Musical – em um curso superior de música. Muito se fala sobre o uso dos ditados na avaliação escrita (na abordagem tradicional) e pouco se comenta sobre outras formas de acompanhar os alunos durante o curso. Principalmente Grossi (2001) e Bernardes (2001), mas ainda Bhering (2003), Barbosa (2009), Caregnato (2016), entre outros alertam sobre a fragmentação no ensino e o equívoco de se verificar exclusivamente por meio do gabarito o desempenho de um aluno. Para tanto, essa investigação busca na revisão de literatura ampliar a discussão sobre os processos de avaliação na área e, em uma segunda fase, traz essa problemática a alunos que já cursaram a disciplina em diferentes instituições de ensino buscando comentários e sugestões em como aprimorar esse viés. Os dados serão coletados em questionários de perguntas abertas e tratados sob a análise de conteúdo. Espera-se que as impressões e indicações desses estudantes ajudem a lançar perspectivas produtivas para o futuro.

Texto completo: PDF