ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal
Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari

Última alteração: 2017-02-09

Resumo


Este relato de experiência apresenta uma proposta de ensino coletivo da teoria da música a partir da prática musical rítmica e criativa, utilizando a percussão corporal.  Indo ao encontro de algumas tendências do ensino contemporâneo da música e amplamente baseada nos métodos ativos de educação musical, esta proposta foi desenvolvida a partir da observação de que a aprendizagem da teoria musical pode ser mais prazerosa – e portanto mais efetiva – quando está ligada não somente à teoria, mas também à criatividade e à prática musical corporal. A sugestão de estratégia de ensino aqui apresentada tem sido aplicada de maneira extensiva com adolescentes brasileiros entre 14 e 16 anos, estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Curitiba. O principal objetivo desta proposta é estimular a aprendizagem da teoria da música, sobretudo dos elementos fundamentais da leitura e escrita de música, por meio de uma atividade prática de composição musical para percussão corporal, dividida em 3 etapas. Especialmente àqueles que nunca tiveram acesso à música, perspectiva bastante comum na educação básica brasileira, considera-se que esta atividade pode ser uma “porta de entrada” para o universo da música, não somente do ponto de vista da aprendizagem da sua teoria, mas também como exercício prático de criatividade musical.

Texto completo: PDF