ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação
Teresa Cristina Trizzolini Piekarski

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência do curso “Produção Sonora e Musical” desenvolvido com crianças com altas habilidades/superdotação. O curso se justifica por possibilitar desenvolvimento musical desses estudantes com um professor especialista em música, atendendo-o concretamente nas especificidades dessa linguagem artística. O curso faz parte de um programa enriquecimento curricular, que vai além do que a escola já proporciona aos estudantes, pois os conteúdos de música fazem parte do componente curricular Arte, porém raramente são ministrados por professor especialista. O curso também objetiva incentivar a pesquisa musical e sonora desafiando as possibilidades dos estudantes, a ampliação do repertório artístico musical, oportunizar diferentes vivências estéticas musicais por meio da apreciação, execução/experimentação e criação, possibilitar aos estudantes o tocar e cantar com técnica e conhecimento teórico - musical (instrumentos musicais étnicos, flauta doce entre outros), instrumentalizar os estudantes para a composição de trilhas sonoras, para sonorizar histórias e/ou poesias e ainda compor músicas na perspectiva estética da música contemporânea.  Foram feitas reflexões a respeito das características da criança com altas habilidades e superdotação e citadas algumas propostas de trabalho já desenvolvidas. Nas considerações finais exemplificou-se situações que desafiam a docente do curso a cada encontro.

Palavras chave: Educação musical, altas habilidades/superdotação, criação musical.

Texto completo: PDF