ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso
Lúcia Jacinta da Silva Backes

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Pesquisa em andamento que discute ensino e aprendizagem de elementos constituintes da música, cujo objetivo é construir uma teoria vivencial da música, envolvendo uma narrativa literária, confecção de materiais e a prática/vivência dessa narrativa em forma de dramatização para aprender teoria musical. Para isso se formulou o seguinte problema de pesquisa: Como oferecer conhecimento teórico-musical para crianças numa experiência de contação e vivência de uma história em que elas possam ser/vivenciar elementos constituintes da música? Como abordagem metodológica, a pesquisa toma por base a pesquisa-ação, já que esta permite proposição e realização de uma prática e teoria em que ambas as ações requerem a observação e análise de todo o processo a ser vivenciado. Como pressuposto teórico inicial, a pesquisa parte da proposta de educação musical de Émile Jaques-Dalcroze a partir de estudos, análises e conceitos estudados por Silvana Mariani (2012). Tendo em vista o acesso ao conhecimento teórico-musical e que este é possível de ser ensinado e apreendido de diversas formas, a investigação contribui como uma metodologia em convergência com a literatura para disseminar um saber artístico, cultural e social – a música e seus componentes constituintes – a crianças a partir de algo que lhes é conhecido: a história infantil. Isso possibilita outros desdobramentos investigativos quanto ao viés da inclusão ao direito de conhecer e adquirir autonomia em relação à informação no que tange à intersecção de áreas do conhecimento.


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